quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Chances

Hoje, em especial, estava refletindo nos acontecimentos recentes da minha vida e da vida de algumas pessoas muito próximas e queridas.
Então, como não havia feito a publicação semanal das terças-feiras, abri aleatoriamente meu caderno e vejam o que saiu. Penso que é isso mesmo: tudo serve para nosso aprendizado, ainda que as lições sejam umas mais difíceis que outras.
Veja você que me lê, o que acha. Se sentir vontade, comente.
Abraços
da Fran.

Tudo por que passas é por merecimento,
seja o que provoca prazer
ou o que te traz sofrimento.
Afinal não existe injustiça,
não existe acaso no dia a dia.
Cada mínima coisa que te acontece,
teve antes um motivo para surgir.
E mesmo que seja coisa grave,
pesada, nada corriqueira,
tem seu propósito, sua maneira
de te despertar, te fazer refletir.
Guarda, criança amada, o que te digo:
em vez de te revoltar, blasfemar,
busca reconhecer, sem chorar,
que tens oportunidade ao invés de castigo.
E bem podes tirar proveito,
pois tens a chance de aprender,
ficar mais sábia, mudar teu jeito.
Quando for algo bom, te alegrar;
se for tristeza, buscar superar.
Agradecer sempre, em todo momento,
a chance de poder escolher
entre erguer a fronte e ir em frente
ou se deixar ficar perdida em lamento...

Salvador Dali


11 comentários:

  1. Muito verdadeira a mensagem, Fran. Até porque, se ao enfrentarmos um problema, qq que seja o tamanho, se esmorecermos, ele pode nos derrubar, mas, se formos fortes, podemos vencê-lo. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, também penso que é mto importante seguir em frente, com a cabeça erguida, com dignidade, mesmo que o coração esteja dolorido. Todos somos fortes e temos a proteção divina para cumprir nossa jornada, não é?
      Ah, como apareceu "unknown", seria legal eu saber quem vc é...
      Mto obrigada pelo comentário, viu?
      Abço,
      Fran

      Excluir
  2. Interessante como descobrimos talentos assim de repente, não imaginamos que aquela pessoa que vemos de vista, colega de trabalho tem tenta emoção pra transmitir e nos tocar. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que vc gostou, Assunção. Há alguns anos tenho expressado pensamentos que me vêm assim, com rimas, e meu desejo maior é que eles possam ser úteis, provocar algum consolo, servir de reflexão se for contrário a quem lê ou, ainda, poder ser uma identificação de ideias para quem concordar...
      Seja sempre bem-vindo! Mto obrigada por sua manifestação.
      Gde abço,
      Fran

      Excluir
  3. É exatamente o que penso da vida ... às vezes me vejo fraquejando, mas logo tento me livrar de lamúrias, reclamações ... penso que tudo nesta vida passa ... momentos bons passam e os ruins também. Nossa existência é muito valiosa e procuro agradecer cada momento que vivo, aos amigos, à família, à natureza e até mesmo aos que me incomodam, porque cresço com suas críticas. É isso ... bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mto interessante sua observação, Luciana. Acho que todos temos nossos momentos de altos e tb de baixos. Mas, pra mim, o importante é identificar a força interna, nossa capacidade de erguer a cabeça - não por orgulho simplesmente, mas como real consciência de si - e seguir em frente, apesar dos pesares.
      E, sempre, com a certeza de que tudo é aprendizado; é "fazer uma boa prova", com a forte vontade de "passar de ano" na escola que é nossa vida.
      Fiquei feliz que vc enviou seu comentário! Sinta-se bem-vinda!
      Bj,
      Fran

      Excluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Francisca,
    É a lei de causa e efeito! Temos que arcar com as nossa responsabilidades, porque o crescimento é inexorável, ainda que seja lento. Cada um tem a sua hora de acordar!
    Parabéns pelo Blog e pelas mensagens e poesias lindas.
    Bjs.
    Nádia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb penso assim, Nádia, nosso destino é a evolução, não é mesmo?
      Fico mto feliz que vc esteja gostando do blog. Que as mensagens sejam úteis, é o meu propósito!
      Bjs com mto carinho!

      Excluir
  6. Querida Fran,

    Muito linda mensagem.
    Vamos seguir sem revolta.
    Se fizemos algo no passado que justifique a dor, não vamos leva-la para o futuro.
    Beijo da MS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, MS, vamos, seguir em frente, sim, a cada dia com mais consciência, paz, humildade e gratidão pela oportunidade que estamos tendo, não é?
      Bjs mto carinhosos!

      Excluir

Deixe seu comentário, impressão, apreciação...